Os riscos de não investir na cultura organizacional

Você sabe definir qual é a cultura da sua empresa? Quais são os objetivos e valores? Como líder, sabe comunicar esses aspectos para sua equipe?

O tema cultura organizacional não é algo tão novo, mas mesmo assim, é comum ter dúvidas sobre isso, sua importância para os resultados de uma empresa, como implantar e realizar a gestão da cultura organizacional. Neste texto, vamos conversar um pouco sobre isso. Para começar, precisamos definir o que é cultura organizacional.

Cultura organizacional

A base de todas as empresas está em sua estratégia organizacional, normalmente, expressa pela missão, visão e valores. Os guardiões da estratégia são os líderes, tanto como idealizadores quanto comunicadores dela para sua equipe. Assim, conforme o especialista Richard Barrett explica: a cultura organizacional se torna o caminho para concretizar a estratégia por meio dos valores, crenças e comportamentos que guiam e definem a maneira em que um grupo de pessoas trabalham juntas para alcançarem os objetivos da empresa.

Aqui, cabem algumas reflexões: os colaboradores sabem quais são os valores da empresa? Todos compreendem quais objetivos precisam ser alcançados e trabalham em prol disso? Há engajamento quando uma ação nova é implementada? É sustentável a longo prazo ou as pessoas esquecem o que deve ser feito depois de um tempo?

Esses aspectos são solucionados por meio da Gestão da Cultura, uma vez que a empresa define o que ela espera em termos de valores e comportamentos, fica mais fácil para comunicar a todos. Mas isso precisa ser feito de uma forma estruturada com envolvimento da alta liderança e participação de todos. Após isso, é importante acompanhar se a cultura organizacional está sendo mantida e gerando os resultados desejados.

O papel da liderança

Para o sucesso da Gestão da Cultura, a liderança precisa ser a primeira a aderi-la em seus comportamentos para conduzir a equipe. Como sabemos, uma das características da liderança eficaz é aquela que lidera pelo exemplo. Quando a equipe reconhece e enxerga seus líderes atuando de acordo com a cultura organizacional, consequentemente, ela muda seu comportamento e se engaja para gerar resultados. 

Uma pesquisa feita pela PriceewaterhouseCoopers Brasil (PwC) em mais de 50 países mostrou que 69% da liderança atribuiu à cultura os resultados conquistados no cenário incerto gerado pela pandemia da Covid-19. Para dois terços dos entrevistados, a cultura contribuiu para impulsionar a equipe diante das mudanças que foram necessárias. Entretanto, a mesma pesquisa revelou que apesar da liderança ter convicção da cultura organizacional, ainda há uma lacuna na compreensão dos valores por parte dos funcionários.

Isso mostra a importância de fortalecer a cultura organizacional e mantê-la por meio de uma gestão que solucione essa lacuna entre a liderança e colaboradores.

Invista na Gestão da Cultura

A cultura precisa ser vista como um dos capitais organizacionais. Por meio dela, é possível estabelecer os comportamentos esperados, incentivar o crescimento da equipe, definir as competências essenciais para atrair e manter talentos, visando a alta performance e competividade.

Nossa consultoria é especialista em Gestão da Cultura, entre em contato para conhecer as soluções que temos para sua empresa.

Compartilhe: 

Veja também

Conexões e contribuições da psicologia para comportamentos e práticas de liderança

“Primeiro você fará, depois compreenderá”. Esse ditado é...
VER MAIS

Treinamento de liderança na VIVARA

Treinamento de líderes com foco em Dia das...
VER MAIS

Palestra Motivacional Alle ao Lado - Outubro de 2015

Palestra Motivacional Boticário & Quem Disse Berenice –...
VER MAIS
crossmenu