Dicas para evitar a exaustão da equipe

Observe a quantidade de tarefas delegadas: assim como é importante aprender a delegar tarefas, como líder, também é importante observar se cada colaborador possui uma quantidade saudável de atividades para realizar. A sobrecarga pode aumentar a ansiedade e prejudicar as entregas. Então, converse com cada liderado para entender como está a agenda, definir prioridades e organizar o que precisa ser feito e renegociar algum prazo.

Metas não alcançadas: evidentemente, o objetivo de cada negócio é alcançar as metas para cumprir os resultados. Porém, sabemos que às vezes, não é possível batê-las por uma série de fatores. Diante disso, é importante que o líder não demonstre abalo emocional e nem responsabilize o time, mas busque compreender quais fatores estão afetando as metas. Faça uma reunião para que todos pensem no problema em conjunto e busque pelas soluções. Isso permitirá que todos se sintam parte do processo.

Comunicação é a chave: seja síncrona ou assíncrona, a comunicação precisa acontecer. Afinal, é ela que garante a compreensão dos objetivos a serem alcançados. Também, é o que dá espaço para o colaborador compartilhar algo que esteja preocupando. Esse canal de confiança é construído a partir das atitudes do líder, se a equipe perceber que ele está presente, a comunicação será muito mais eficaz.

Planeje a administre o seu tempo: há muitas demandas na rotina de um líder, portanto, tenha o hábito de planejar sua semana e as atividades diárias. Avalie se a quantidade de tarefas está adequada e, também, separe um tempo para conversar com cada colaborador, oferecer ajudar e entender o que está acontecendo com cada um, seja profissional e pessoal.

Celebre todas as conquistas: separe um tempo da semana para celebrar as conquistas com seu time, seja um projeto pontual ou uma meta importante que foi cumprida. Esse tempo de comemorar e descansar contribuem para a melhora dos relacionamentos, ajuda o time a recuperar as energias e partir para o próximo projeto.

Separe o tempo de descanso: todo mundo precisa ter uma atividade de descanso. No mundo antigo, o tempo que chamamos de “ocioso” era fundamental para gerar mais criatividade. Afinal, mente descansada pensa melhor do que uma atordoada. Além disso, quando o líder está bem pessoalmente, é mais fácil inspirar e ajudar a equipe a fazer  o mesmo.

compartilhe

Assine a newsletter

Acompanhe as notícias e fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.

posts relacionados

Conexões e contribuições da psicologia para comportamentos e práticas de liderança

“Primeiro você fará, depois compreenderá”. Esse ditado é citado pela psicóloga Gottlieb (2019, p. 394) para destacar o potencial de lançar-se...
ver artigo

Retenção de talentos: necessidade ou condicionamento? 

As publicações e eventos da contemporaneidade destacam com frequência que a Gestão de Pessoas deve ser pautada pelo reconhecimento e valorização...
ver artigo
arrow-right