Quando olhamos para as tendências de RH dos últimos dois anos vemos que um tópico se manteve no topo da lista: gestão das emoções. Não é à toa que esse tema é um dos mais debatidos e necessários tanto no sentido profissional quanto pessoal.
As mudanças de mundo, constantes avanços tecnológicos, pós-pandemia e tantos outros fatores testam as emoções até dos perfis mais resilientes. Assim, todos esses aspectos tornam a liderança atual mais desafiadora, pois o papel do líder não é apenas o de ser alguém que separa as atividades do seu time. Agora, a liderança também é quem precisa ter sensibilidade para observar as emoções de seus liderados.
Com as próprias emoções. Como dizem, o único jeito de liderar é pelo exemplo. Se seu time não vir em você alguém para se inspirar, por que eles teriam de se preocupar em aprender a gerir as próprias emoções?
O primeiro passo precisa ser da liderança e, aqui é importante frisar, que não estamos falando de ser o super-herói que não sente nada e sempre está tudo bem! É justamente se mostrar humano. Você pode demonstrar para seu time momentos de frustração, como problema em algum projeto, cansaço daquele cliente que liga todos os dias para perguntar a mesma coisa etc. O Ponto em questão é como você lida com isso: se permite que as emoções o dominem a ponto de perder o controle ou se consegue gerir e trabalhar para que as situações do dia a dia não tirem o seu foco do que realmente é importante.
Todo mundo precisa de ajuda em algum momento da vida. Então, não hesite em buscar ajuda para aprender a realizar a gestão das suas emoções com mais eficiência. Hoje em dia, há muitos recursos disponíveis, como o RH das empresas, consultorias de mentorias para potencializar seus pontos fortes e aprender a gerir os que precisam ser desenvolvidos, terapia etc.
Entenda em qual momento você está da sua vida. Pare um pouco com tudo e ouça suas próprias emoções. Pense no tipo de ajuda que você precisa para alavancar o seu potencial de liderança. Conte com a ajuda de pessoas de confiança, que conheçam bem o seu perfil e sua história para trazer um olhar de fora e ajudar a enxergar o que alguém de dentro não conseguiria.
Tenha certeza de que você só tem a ganhar com todo o processo. A partir do momento que você se permitir viver neste lugar tão importante, que é a nossa humanidade plena, será mais fácil para perceber o outro e como ajudar a pessoa ao seu lado a conquistar os resultados desejados, aqueles que vão além dos números e das planilhas, mas que levamos por toda nossa vida.