Liderar é mais do que distribuir tarefas

Quando olhamos para as tendências de RH dos últimos dois anos vemos que um tópico se manteve no topo da lista: gestão das emoções. Não é à toa que esse tema é um dos mais debatidos e necessários tanto no sentido profissional quanto pessoal.

As mudanças de mundo, constantes avanços tecnológicos, pós-pandemia e tantos outros fatores testam as emoções até dos perfis mais resilientes. Assim, todos esses aspectos tornam a liderança atual mais desafiadora, pois o papel do líder não é apenas o de ser alguém que separa as atividades do seu time. Agora, a liderança também é quem precisa ter sensibilidade para observar as emoções de seus liderados.

Por onde começar?

Com as próprias emoções. Como dizem, o único jeito de liderar é pelo exemplo. Se seu time não vir em você alguém para se inspirar, por que eles teriam de se preocupar em aprender a gerir as próprias emoções? 

O primeiro passo precisa ser da liderança e, aqui é importante frisar, que não estamos falando de ser o super-herói que não sente nada e sempre está tudo bem! É justamente se mostrar humano. Você pode demonstrar para seu time momentos de frustração, como problema em algum projeto, cansaço daquele cliente que liga todos os dias para perguntar a mesma coisa etc. O Ponto em questão é como você lida com isso: se permite que as emoções o dominem a ponto de perder o controle ou se consegue gerir e trabalhar para que as situações do dia a dia não tirem o seu foco do que realmente é importante. 

Seja o primeiro a buscar apoio

Todo mundo precisa de ajuda em algum momento da vida. Então, não hesite em buscar ajuda para aprender a realizar a gestão das suas emoções com mais eficiência. Hoje em dia, há muitos recursos disponíveis, como o RH das empresas, consultorias de mentorias para potencializar seus pontos fortes e aprender a gerir os que precisam ser desenvolvidos, terapia etc. 

Entenda em qual momento você está da sua vida. Pare um pouco com tudo e ouça suas próprias emoções. Pense no tipo de ajuda que você precisa para alavancar o seu potencial de liderança. Conte com a ajuda de pessoas de confiança, que conheçam bem o seu perfil e sua história para trazer um olhar de fora e ajudar a enxergar o que alguém de dentro não conseguiria. 

Tenha certeza de que você só tem a ganhar com todo o processo. A partir do momento que você se permitir viver neste lugar tão importante, que é a nossa humanidade plena, será mais fácil para perceber o outro e como ajudar a pessoa ao seu lado a conquistar os resultados desejados, aqueles que vão além dos números e das planilhas, mas que levamos por toda nossa vida.

Compartilhe: 

Veja também

Interrelações entre empregabilidade, gestão de competências e aprendizagem

As organizações empregam pessoas com diferentes perfis, e...
VER MAIS

Qual significado você dá para os acontecimentos na sua vida?

Todo dia acontecem coisas diferentes nas nossas vidas....
VER MAIS

Como calar essa voz interior chamada julgamento?

O julgamento é algo intrínseco do ser humano....
VER MAIS
crossmenu