Você Conhece o CHA do seu colaborador?

médico

 

 

O médico estava no funeral e enquanto acompanhava o enterro de um parente, dizia aos que seguiam o cortejo: “Esse homem, se fizesse abstinência de vinho e tivesse feito lavagem intestinal, não teria morrido”. Um dos presentes então lhe disse: “Mas você não devia dizer isso agora, que não adianta mais! Devia ter-lhe feito essas recomendações anteriormente, quando ele podia tê-las aproveitado”

Possivelmente algumas empresas demitem colaboradores sem dizer o que eles poderiam ter feito para ficar. O CHA da função ajuda os profissionais de RH, toda liderança e todos os colaboradores de uma empresa a alinhar expectativas para se aumentar a performance ou para diminuir as angústias do momento de uma demissão.

Quero compartilhar com vocês 3 dicas para você otimizar o uso desta ferramenta e potencializar os resultados, mas antes segue uma breve explicação do que é o tal do CHA:

CONHECIMENTO – O que cada colaborador sabe de conteúdo, se trata de tudo que ele estudou, ou aprendeu em experiências anteriores. O desafio das empresas é transformar o conhecimento tácito em conhecimento explícito para a corporação.

HABILIDADE – O que cada colaborador sabe fazer, se trata do que ele faz repetidamente, e de tanto fazer acaba ficando muito bom naquilo.

ATITUDE – Como cada colaborador age com o seu conhecimento e com sua habilidade.

Agora lá vão as dicas:

1. Como ferramenta de avaliação, a partir da identificação do GAP entre o CHA atual do Colaborador e o CHA da função previamente elaborado pelo RH junto à área pertinente.

2. Para elaboração ou contratação de treinamentos para capacitação dos colaboradores de acordo com as deficiências encontradas quando se identifica o GAP, conforme descrito acima.

3. Para reuniões de feedback onde o líder pode utilizar as expectativas comunicadas pela empresa na descrição do CHA da função e o andamento do trabalho do colaborador.

Se você abrir mão de comunicar ao seus colaboradores as possibilidades de melhoria dele e as verdadeiras expectativas da empresa, você corre o risco de vivenciar uma cena como aquela descrita na abertura deste texto.

Então se seu objetivo é conquistar novos e extraordinários resultados experimente as dicas a cima e compartilhe conosco.

compartilhe

Assine a newsletter

Acompanhe as notícias e fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.

posts relacionados

Como gerenciar suas emoções pode te tornar um profissional melhor

A falta de educação emocional dificulta identificar como nos sentimos e reagir, alertam especialistas
ver artigo
arrow-right