Existem muitos desafios a serem contemplados quando queremos desenvolver uma equipe arrojada. Vou elencar 5 pontos que considero mais desafiadores e te convido a olhar para cada um deles com uma lente que amplie sua percepção a respeito de cada um:
- Ausência de Confiança – A confiança é algo que está no cerne de uma equipe coesa e funcional. Sem ela, o trabalho em equipe é impossível. Os membros de uma equipe onde não há confiança escondem seus pontos fracos, seus erros, hesitam em pedir ajuda ou oferecer feedback construtivo, guardam ressentimentos e odeiam participar de reuniões pois tem receio de ter suas fraquezas percebidas.
- Medo do Conflito – Todos os grandes relacionamentos, aqueles que perduram ao longo do tempo, precisam de conflito produtivo para que possam crescer. Equipes que temem o conflito tem reuniões fracas e chatas, fracassam em levar em conta todas as opiniões e perspectivas dos membros da equipe e desperdiçam tempo e energia com comportamento artificial e administrando riscos interpessoais.
- Falta de Comprometimento – No contexto de uma equipe, o comprometimento ocorre em função de dois fatores: clareza e aceitação. Grandes equipes tomam decisões claras e a tempo e vão em frente com total aceitação de todos os integrantes, mesmo daqueles que votaram contra. Uma equipe que não se compromete cria ambiguidade entre os integrantes quanto à direção e às prioridades e vê as janelas das oportunidades se fecharem devido ao excesso de análise e a atrasos desnecessários.
- Evitar a Responsabilidade – Responsabilidade é uma palavra que perdeu muito de sua força por ter sido usada em excesso e banalizada. No contexto do trabalho em equipe, porém, ela se refere especificamente à disponibilidade dos membros em chamar a atenção pelo desempenho ou por comportamentos que possam magoar a equipe. Uma equipe que evita responsabilidades gera ressentimento entre os integrantes que tenham padrões de desempenho diferente, estimula a mediocridade e joga um fardo indevido nas costas do líder da equipe, como fonte única de disciplina.
- Falta de Atenção aos Resultados – A disfunção final de uma equipe é a tendência de os integrantes se preocuparem com outros aspectos e não com as metas coletivas. Uma equipe que não está focada nos resultados estanca e não cresce, perde colaboradores por se sentirem desorientados, desvia-se facilmente dos objetivos.
É necessário aprender a lidar com as questões aparentemente negativas para verificar que boa mensagem ela traz. Toda corporação é formada por indivíduos, nessa combinação permeiam necessidades coletivas e individuais que devem ser alinhadas e contempladas considerando os resultados que precisam ser obtidos.
Amplie sua percepção a respeito de seu contexto atual e dê um salto para o futuro junto com sua equipe!