Nossa cultura é cheia de provérbios populares e curiosamente grande parte deles são negativos. Devido à atual situação econômica mundial, tenho ouvido repetidamente as pessoas falando: “Nada está tão ruim que não possa piorar”. Mas será que isso não faz parte de um comportamento acomodado de quem não quer sair da zona de conforto e prefere ficar apenas reclamando?
Que tal optar por ficar de fora desta turma acima e criar um grupo de pessoas que se movimentam para fazer com que tudo “Sempre Possa Melhorar”?
Veja na tabela abaixo como pessoas com os dois tipos de pensamento reagem em 5 situações diferentes.
Situação |
Reação de quem pensa:“Nada está tão ruim que não possa piorar” |
Reação de quem pensa: “Sempre pode melhorar” |
Preso em congestionamento | Começa a xingar, bate no volante, fica tão irritado que começa a brigar com as pessoas que estão no carro. Se não tiver ninguém, liga para brigar com alguém do trabalho ou da família só para se aliviar. | Aproveita o momento para ouvir uma música ou a rádio que mais gosta. Se for uma mulher aproveita para retocar a maquiagem, se for homem aproveita para cortar as unhas. Usa o tempo para criar uma lista ou um plano de prioridades para o dia seguinte. |
Acúmulo de tarefas pendentes | Reclama do chefe e dos colegas da equipe, se sente uma vítima, acha que tudo sobra para ele e por conta de ser muito solicitado não dá conta de entregar tudo. | Sente gratidão pelo fato de ser tão solicitado. Estabelece prioridades e pede ajuda aos colegas com perfil específico para resolver cada tarefa. |
Pressão do chefe | Se sente perseguido. | Entende a pressão como uma demonstração de confiança. Solicita reunião para alinhar expectativas e estabelecer direcionamento. |
Recessão Financeira | Se desespera, culpa terceiros. | Reorganiza a planilha financeira, direciona investimentos, faz plano de contingência, busca parcerias para aumentar oportunidades. |
Pessoas negativas por perto | Aproveita cada apontamento negativo para reforçar e apoiar a desgraça apontada. | Aceita a opinião do outro, mas não se deixa contagiar, faz perguntas para gerar reflexão. |
Em diversos momentos da nossa vida passamos pelas situações apontadas acima. Vou dar um exemplo. Na semana passada, perdi meu único cartão de crédito no supermercado e só percebi depois de passar dois carrinhos de alimentos pelo caixa. A primeira sensação foi raiva de mim mesma pela falta de atenção, porém se eu ficasse presa a esse sentimento tudo poderia piorar.
Logo me dei conta de que isso não resolveria o problema e me perguntei o que eu poderia aprender naquele momento. Conclui que teria duas opções, a primeira seria voltar no dia seguinte e refazer as compras com foco nas prioridades. A segunda, pedir ajuda para os colaboradores do mercado numa caça ao meu cartão. Optei pela última e um dos funcionários encontrou o cartão e entregou na gerência. Ufa! E eu já iria me estressar sem necessidade.
Depois desse testemunho real, quero deixar um convite para você. Quando se deparar com um problema, repita para você mesmo “Sempre Pode Melhorar” e sinta o efeito que esse pensamento pode gerar na sua vida.
Treinamento de Gestão de Conflitos