Pensamento positivo auxiliam na resolução de problemas

Nossa cultura é cheia de provérbios populares e curiosamente grande parte deles são negativos. Devido à atual situação econômica mundial, tenho ouvido repetidamente as pessoas falando: “Nada está tão ruim que não possa piorar”. Mas será que isso não faz parte de um comportamento acomodado de quem não quer sair da zona de conforto e prefere ficar apenas reclamando?

Pensamento positivo podem reverter o quadro atual

Que tal optar por ficar de fora desta turma acima e criar um grupo de pessoas que se movimentam para fazer com que tudo “Sempre Possa Melhorar”?

Veja na tabela abaixo como pessoas com os dois tipos de pensamento reagem em 5 situações diferentes.

Situação

Reação de quem pensa:“Nada está tão ruim que não possa piorar”

Reação de quem pensa:

“Sempre pode melhorar”

Preso em congestionamento Começa a xingar, bate no volante, fica tão irritado que começa a brigar com as pessoas que estão no carro. Se não tiver ninguém, liga  para brigar com alguém do trabalho ou da família só para se aliviar. Aproveita o momento para ouvir uma música ou a rádio que mais gosta. Se for uma mulher aproveita para retocar a maquiagem, se for homem aproveita para cortar as unhas. Usa o tempo para criar uma lista ou um plano de prioridades para o dia seguinte.
Acúmulo de tarefas pendentes Reclama do chefe e dos colegas da equipe, se sente uma vítima, acha que tudo sobra para ele e por conta de ser muito solicitado não dá conta de entregar tudo. Sente gratidão pelo fato de ser tão solicitado. Estabelece prioridades e pede ajuda aos colegas com perfil específico para resolver cada tarefa.
Pressão do chefe Se sente perseguido. Entende a pressão como uma demonstração de confiança. Solicita reunião para alinhar expectativas e estabelecer direcionamento.
Recessão Financeira Se desespera, culpa terceiros. Reorganiza a planilha financeira, direciona investimentos, faz plano de contingência, busca parcerias para aumentar oportunidades.
Pessoas negativas por perto Aproveita cada apontamento negativo para reforçar e apoiar a desgraça apontada. Aceita a opinião do outro, mas não se deixa contagiar, faz perguntas para gerar reflexão.

Como manter o pensamento positivo?

Em diversos momentos da nossa vida passamos pelas situações apontadas acima. Vou dar um exemplo. Na semana passada, perdi meu único cartão de crédito no supermercado e só percebi depois de passar dois carrinhos de alimentos pelo caixa. A primeira sensação foi raiva de mim mesma pela falta de atenção, porém se eu ficasse presa a esse sentimento tudo poderia piorar.

Logo me dei conta de que isso não resolveria o problema e me perguntei o que eu poderia aprender naquele momento. Conclui que teria duas opções, a primeira seria voltar no dia seguinte e refazer as compras com foco nas prioridades. A segunda, pedir ajuda para os colaboradores do mercado numa caça ao meu cartão. Optei pela última e um dos funcionários encontrou o cartão e entregou na gerência. Ufa! E eu já iria me estressar sem necessidade.

Depois desse testemunho real, quero deixar um convite para você. Quando se deparar com um problema, repita para você mesmo “Sempre Pode Melhorar” e sinta o efeito que esse pensamento pode gerar na sua vida.

Veja mais:

Treinamento de Gestão de Conflitos

Autenticidade o contexto social e profissional

5 dicas para otimizar o trabalho em equipe

compartilhe

Assine a newsletter

Acompanhe as notícias e fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.

posts relacionados

Como gerenciar suas emoções pode te tornar um profissional melhor

A falta de educação emocional dificulta identificar como nos sentimos e reagir, alertam especialistas
ver artigo
arrow-right