Insatisfação: o estalo para mudanças

Como a insatisfação pode nos ajudar?!

É uma característica do ser humano nunca estar satisfeito. Em algum  momento, todos nós sentimos que precisamos mudar alguma coisa em nossas vidas. Se você se questionar enquanto está lendo este artigo, “o que é que não está legal na minha vida pessoal ou na minha carreira?”, certamente irá encontrar uma resposta – ou várias!

Seu relacionamento amoroso poderia ter mais cumplicidade?

Gostaria de ficar mais tempo com seus filhos?

De ganhar mais dinheiro, trocar de carro, viajar mais?

Ser admirado profissionalmente ou reconhecido pelo seu engajamento em projetos sociais?

E quanto aos resultados. Já teve a impressão de que todos ao seu redor conquistam o que desejam e você não?

Por que isso acontece? Você sabe o que realmente deseja e como alcançar os melhores resultados?

Quantas vezes já ouvi pais e mães falando de seus filhos gêmeos ou não que receberam a mesma educação e se tornaram totalmente diferentes?

Isso também acontece no âmbito corporativo. Em alguns casos, empresas do mesmo segmento, com características e estilo de gestão semelhantes alcançam resultados divergentes.

Qual será a explicação para essas situações? Uma primeira hipótese pode ser a forma como cada um negocia com suas próprias expectativas, a maneira como elenca seus objetivos, a qualidade do monitoramento durante as atividades e a definição dos resultados a serem alcançados.

Insatisfação | Alle ao Lado

A segunda, recai sobre o foco, a energia, persistência e a determinação aplicados durante o processo de execução de qualquer projeto. Como diz um amigo meu: “as pessoas não falham, elas desistem”.

Insatisfação x Desejo de mudanças

Devemos encarar nossas insatisfações e resultados não tão bons pelo lado positivo.

O ideal é que a insatisfação venha atrelada ao desejo de mudança. Quando somos capazes de identificar o que queremos, o passo seguinte é escolher os resultados que vamos buscar.

Temos a tendência de entender a insatisfação como algo negativo, o que é bastante compreensível, já que esta emoção pode paralisar, gerar conflitos ou até despertar vontade de fugir de uma situação difícil.

Se você tiver claro o que realmente deseja alcançar na sua vida pessoal e profissional, a insatisfação será apenas a energia que irá te impulsionar no processo de aperfeiçoamento.

Através de autoconhecimento e dedicação, você pode determinar a qualidade dos resultados das suas ações. Não perca tempo!

Veja mais:

Estou desempregado, e agora?

Alta Performance, como conquistá-la?

Treinamento de Gestão de Conflitos

compartilhe

Assine a newsletter

Acompanhe as notícias e fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.

posts relacionados

Conexões e contribuições da psicologia para comportamentos e práticas de liderança

“Primeiro você fará, depois compreenderá”. Esse ditado é citado pela psicóloga Gottlieb (2019, p. 394) para destacar o potencial de lançar-se...
ver artigo

Retenção de talentos: necessidade ou condicionamento? 

As publicações e eventos da contemporaneidade destacam com frequência que a Gestão de Pessoas deve ser pautada pelo reconhecimento e valorização...
ver artigo
arrow-right