Os riscos de não investir na cultura organizacional

Você sabe definir qual é a cultura da sua empresa? Quais são os objetivos e valores? Como líder, sabe comunicar esses aspectos para sua equipe?

O tema cultura organizacional não é algo tão novo, mas mesmo assim, é comum ter dúvidas sobre isso, sua importância para os resultados de uma empresa, como implantar e realizar a gestão da cultura organizacional. Neste texto, vamos conversar um pouco sobre isso. Para começar, precisamos definir o que é cultura organizacional.

Cultura organizacional

A base de todas as empresas está em sua estratégia organizacional, normalmente, expressa pela missão, visão e valores. Os guardiões da estratégia são os líderes, tanto como idealizadores quanto comunicadores dela para sua equipe. Assim, conforme o especialista Richard Barrett explica: a cultura organizacional se torna o caminho para concretizar a estratégia por meio dos valores, crenças e comportamentos que guiam e definem a maneira em que um grupo de pessoas trabalham juntas para alcançarem os objetivos da empresa.

Aqui, cabem algumas reflexões: os colaboradores sabem quais são os valores da empresa? Todos compreendem quais objetivos precisam ser alcançados e trabalham em prol disso? Há engajamento quando uma ação nova é implementada? É sustentável a longo prazo ou as pessoas esquecem o que deve ser feito depois de um tempo?

Esses aspectos são solucionados por meio da Gestão da Cultura, uma vez que a empresa define o que ela espera em termos de valores e comportamentos, fica mais fácil para comunicar a todos. Mas isso precisa ser feito de uma forma estruturada com envolvimento da alta liderança e participação de todos. Após isso, é importante acompanhar se a cultura organizacional está sendo mantida e gerando os resultados desejados.

O papel da liderança

Para o sucesso da Gestão da Cultura, a liderança precisa ser a primeira a aderi-la em seus comportamentos para conduzir a equipe. Como sabemos, uma das características da liderança eficaz é aquela que lidera pelo exemplo. Quando a equipe reconhece e enxerga seus líderes atuando de acordo com a cultura organizacional, consequentemente, ela muda seu comportamento e se engaja para gerar resultados. 

Uma pesquisa feita pela PriceewaterhouseCoopers Brasil (PwC) em mais de 50 países mostrou que 69% da liderança atribuiu à cultura os resultados conquistados no cenário incerto gerado pela pandemia da Covid-19. Para dois terços dos entrevistados, a cultura contribuiu para impulsionar a equipe diante das mudanças que foram necessárias. Entretanto, a mesma pesquisa revelou que apesar da liderança ter convicção da cultura organizacional, ainda há uma lacuna na compreensão dos valores por parte dos funcionários.

Isso mostra a importância de fortalecer a cultura organizacional e mantê-la por meio de uma gestão que solucione essa lacuna entre a liderança e colaboradores.

Invista na Gestão da Cultura

A cultura precisa ser vista como um dos capitais organizacionais. Por meio dela, é possível estabelecer os comportamentos esperados, incentivar o crescimento da equipe, definir as competências essenciais para atrair e manter talentos, visando a alta performance e competividade.

Nossa consultoria é especialista em Gestão da Cultura, entre em contato para conhecer as soluções que temos para sua empresa.

compartilhe

Assine a newsletter

Acompanhe as notícias e fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.

posts relacionados

Conexões e contribuições da psicologia para comportamentos e práticas de liderança

“Primeiro você fará, depois compreenderá”. Esse ditado é citado pela psicóloga Gottlieb (2019, p. 394) para destacar o potencial de lançar-se...
ver artigo

Retenção de talentos: necessidade ou condicionamento? 

As publicações e eventos da contemporaneidade destacam com frequência que a Gestão de Pessoas deve ser pautada pelo reconhecimento e valorização...
ver artigo
arrow-right