As novas gerações vêm conquistando cada vez mais cargos de liderança e, por vezes, os subordinados são mais velhos, mais experientes e menos receptivos do que os líderes. Este cenário implica em dificuldades na relação das lideranças com diferentes gerações trabalhando juntas. Confira seis dicas essenciais para o bom desenvolvimento das equipes, independentemente de faixa etária:
Diferentes perfis: Estimule as pessoas a entender os diversos estilos de trabalho. Por exemplo, os Baby Boomers não gostam de ser gerenciados em detalhes, já os da Geração Y preferem receber instruções específicas.
Relação de trabalho: Leve em conta os valores de cada geração. Os Baby Boomers têm espírito de equipe, já a Geração X precisa agir de forma isolada e a Y valoriza equipes abertas e honestas.
Incentive o diálogo: Pessoas da geração Baby Boom podem não gostar da informalidade dos indivíduos da Geração Y. Já eles podem se incomodar se seus insights não forem valorizados.
Explore o que cada um tem de melhor: Baby Boomers, por exemplo, podem ser bons mentores, já os profissionais da Geração Y são úteis na hora de encontrar soluções criativas.
Busque pontos em comum: As Gerações X e Y valorizam a flexibilidade, e os Baby Boomers e Y dão grande importância ao treinamento.
Estimule a passagem do aprendizado: A sabedoria é uma característica dos Baby Boomers, a Geração X aprecia a lealdade enquanto a Y está atenta às tendências do mercado.
Não acreditem em mim… experimentem e verifiquem o resultado!