6 Competência da Liderança

Qual competência um líder deve ter?

6 Competência de Liderança

 

Ter uma equipe motivada e de alta performance é o sonho de qualquer empresa. Para tanto as companhias investem tempo e dinheiro para treinar seus executivos. Mas todo esforço por parte da empresa perde a força se os colaboradores esquecerem ou ignorarem comportamentos e atitudes fundamentais para liderarem suas funções. O cenário fica mais grave quando isso acontece em cargos de liderança formal, onde a expectativa para o direcionamento é maior.

Provavelmente você já se deparou com situações onde percebeu claramente que o impeditivo para a alinhamento de uma divergência se deu por falta de competências conceituais e não técnicas. Se você tem um cargo de liderança formal, é possível que você já tenha se sentido ignorado por seus liderados e isso causou um desconforto. É comum em situações como esta, você ter questionado sua capacidade de liderança e principalmente sua competência de gerar engajamento.

Na maioria das vezes esta situação acontece por falta de atenção no que diz respeito a preparar e utilizar suas habilidades humanas. As pessoas não se dão conta mas estão mergulhadas em um mundo repleto de crenças limitantes que a impedem de enxergar novas possibilidades. As pessoas cultivam pensamentos e hábitos limitantes à agir de maneira diferente da convencional e isso as impede desenvolver novas soluções para problemas comuns e recorrentes.

Para contribuir com a conquista de novos resultados na sua vida, convido você a desenvolver 6 competências imprescindíveis para qualquer líder de equipe, uma empresa, um projeto ou a conquista de um objetivo. São elas:

Competência do Conhecimento

Conhecer as dores da equipe, da empresa, dos clientes e saber como resolvê-las é fundamental para qualquer líder. Quando as pessoas percebem que você se dedica, estuda e pesquisa sobre os pontos citados acima, isso inspira maior respeito dos outros pelos seus posicionamentos.

Competência da Criatividade

Utilizar a criatividade como poder de transformar problemas em oportunidades. Essa paixão por resolver desafios e ajudar pessoas a supercar desafios incita a capacidade criativa para manter a energia de todos no estado “outstanding” (extraordinário, marcante) e isso contagia tudo a sua volta. Sempre tem um Terceira Alternativa, que visa a sinergia de interesse de todas as partes envolvidas.

Competência do Compartilhamento

Estimular o networking entre os líderes, para compartilhamento de suas visões a respeito dos desafios, das oportunidades e das possibilidades que cada um vivencia em suas áreas. A partir destas trocas de informações, as decisões tomadas beneficiarão mais de uma área e a empresa como um todo. Aqui também cabe citar a possibilidade do líder identificar um momento ou tarefa onde outro integrante do grupo pode assumir a liderança para conquista de melhores resultados. Neste caso se compartilha pontualmente a liderança em prol do objetivo maior.

Competência da Convicção

A convicção é contagiante e positivamente persuasiva se você acredita no seu propósito junto a seu grupo. Uma forma prática de estimular esta competência é implementar nas pessoas a sua volta crenças empoderadoras, que as auxiliem a confiar que tudo dará certo.

Competência do Cuidado

A forma mais simples porém uma das mais eficientes para se demonstrar cuidado é a escuta ativa. Importe-se com as pessoas e demonstre interesse por seu público alvo. Faça isso com entusiasmo. Utilize todas as ferramentas para demonstrar este cuidado, seja através de fóruns, reuniões, redes sociais ou mesmo e-mails trocados. Demonstre interesse pelo que seus liderados tem a dizer, compartilhe seu conhecimento e aprenda com eles.

Competência da Credibilidade

Fazer a Gestão da sua Credibilidade é imprescindível para que todas as demais competências se mantenham fortes. As maneiras mais eficazes de gerir esta credibilidade é fazer com que suas ações justifiquem suas palavras. Tenha atitudes que mostrem que você está trabalhando para formação de novos lideres. E nunca prometa o que não vai cumprir.

Minha sugestão é que você imprima agora uma folha com estas 6 competências em destaque. Agora convide sua equipe para discutir a respeito de como cada um pode contribuir para o propósito definido por vocês. Faça um acordo de utilização e estimule cada um dos participantes a partir do seu exemplo.

Você tem o direito de conquistar tudo que deseja e compartilhar com que está a seu lado.

Veja também:

Exercite sua criatividade e fortaleça seus resultados

5 Dicas para um planejamento de sucesso

Emoções, comportamentos e resultados: a tríade do prazer

compartilhe

Assine a newsletter

Acompanhe as notícias e fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.

posts relacionados

Como gerenciar suas emoções pode te tornar um profissional melhor

A falta de educação emocional dificulta identificar como nos sentimos e reagir, alertam especialistas
ver artigo
arrow-right