Reconhecer seu estado emocional ajuda a decidir melhor

autoconhecimento

 

Diz um grande terapeuta amigo meu que entre o estímulo e a reação há um espaço de tempo para escolha. O problema é que na maioria das vezes agimos instintivamente e raramente escolhemos a melhor maneira de lidar com a situação. Isso se dá pelo fato de prestarmos pouca atenção ao nosso estado emocional.

Minha sugestão é que a partir de agora todas as vezes que você se perceber diante de um desafio pare antes de reagir e observe qual o sentimento está predominando dentro de você. Normalmente temos 3 alarmes internos: lute, fuja ou pare, estes são reações instintivas que soam dentro da gente com a intenção de avisar que algo fora do contexto normal está acontecendo.

Neste momento o ideal é olhar para dentro de si e se perguntar: Que intenção positiva tem esta sensação? Ao perceber que há algo de positivo para que este alarme esteja soando você perceberá que ficará mais fácil escolher a melhor maneira de reagir e assim passar a ter novas experiências para ampliar seu repertório de aprendizados. Respire fundo e siga em frente!

compartilhe

Assine a newsletter

Acompanhe as notícias e fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.

posts relacionados

Como gerenciar suas emoções pode te tornar um profissional melhor

A falta de educação emocional dificulta identificar como nos sentimos e reagir, alertam especialistas
ver artigo
arrow-right