Um tema que é presente e sempre atual nas relações interpessoais é o conflito de liderança principalmente com as diversas gerações que existem atualmente.
A impactante diferença entre gerações tem trazido a tona freqüentes reflexões a respeito.
Nas organizações, cada vez mais o conflito de lideranças vem merecendo destaque e atenção de estudiosos.
A Gestão de Conflitos vem sendo cada vez mais estudada com o foco para liderança entre gerações.
Teorias e pesquisas que ampliam as percepções do comportamento humano junto com técnicas de negociação são o foco.
Trata-se de um conjunto de técnicas para mapear e gerenciar conflitos entre indivíduos, grupos e empresas.
Mas antes de falarmos sobre o outro, o ambiente ou a situação, quero propor uma reflexão sobre a nossa posição diante dessas situações:
A nossa relação com os outros constitui nossa personalidade, pois nós só existimos em relação aos outros.
As novas gerações vêm conquistando cada vez mais cargos de liderança. Seus subordinados são mais velhos, mais experientes e menos receptivos.
Este universo é repleto de muitas dificuldades em relação às lideranças e diferentes gerações trabalhando juntas.
Ter pessoas apaixonadas pelo que fazem é imprescindível para se obter o melhor resultado.
Então, como fazer para incluir cada um dos diferentes perfis neste espírito de paixão?
Vamos lembrar que os Baby Boomers são apaixonados pela bandeira da empresa.
Para estimular paixão no coração desta geração, uma boa maneira é o reconhecimento público que valorize sua dedicação.
A geração X, valoriza estabilidade financeira. Para eles vale focar em um bom plano de carreira e a possibilidade de continuar crescendo onde está.
Já a geração Y, considera o trabalho uma fonte de satisfação e aprendizado. Nesse caso vale oferecer-lhes os benefícios de um belo plano de treinamento e desenvolvimento.
Os Baby Boomers gostam de ambientes organizados, metódicos e com uma clara divisão de áreas.
Já os profissionais da Geração X preferem o ambiente que estimule a independência e o empreendedorismo como fonte de inspiração. Utilizando quadros com metas, gráficos, indicadores e outros meios que acompanhe o desenvolvimento rumo a seu objetivo.
A Geração Y produz melhor em ambientes descolados, de preferência sem previsibilidade, ou seja, nada de mesas fixas.
O uso da palavra imprime a forma com que cada líder lida com a Gestão das pessoas e suas consequências, independente da geração.
Os Baby Boomers têm dificuldade de lidar com a perda de status e poder. É comum nos depararmos com lideres que tem muita dificuldade em mudar de opinião e, principalmente, assumir isso. Eles acreditam que liderar é comandar e controlar, e por isso acabam distanciando gerações e trabalhos em equipe.
A Geração X trabalha a linguagem como ferramenta para garantir seu espaço no mercado. Ele teme perder para a Geração Y e usa todos os mecanismos para garantir o seu comprometimento com os objetivos da empresa. Um ponto muito forte desses lideres é que quando assumem este papel, procuram valorizar as competências dos seus liderados e parceiros.
Os líderes da Geração Y são impulsivos e às vezes usam as palavras para enfrentar sem medo outras posições de poder. Alguns líderes desta geração precisam trabalhar a limitação no uso da palavra falada, pois tendem a utilizar a comunicação digital na maior parte do tempo.
Por conta de serem competitivos, os Baby Boomers utilizam alianças para estabelecer parcerias que lhes tornem mais fortes em relação aos concorrentes.
Os líderes da Geração X, que tem um perfil muito empreendedor, utiliza toda a perspicácia para estabelecer relações comerciais e costumam se dedicar muito para o sucesso das alianças estabelecidas.
A Geração Y, entretanto, já procura estabelecer parcerias que otimizem seu trabalho para que consigam ter mais tempo para atender suas necessidades e desejos. Eles amam desafios e querem fazer tudo à própria maneira, com o mínimo de burocracia, evitando atividades rotineiras e controle excessivo.
Para garantir um sucesso nesse conflito de liderança, é necessário garantir um bom planejamento para atender as necessidades de todos os envolvidos e estimulá-los.
O mais importante é ter a consciência da importância de planejar iniciativas para estimular o vínculo dos relacionamentos, para que dessa forma, os resultados cheguem com facilidade.
Como lidar com conflitos entre liderança