COMUNICAÇÃO – QUAL É TUA ESCOLHA?
Mas se a comunicação é tão relevante, porque as pessoas resistem a aprimorá-la?
Na minha hipótese isso acontece porque de fato a comunicação eficiente não é aquela que vem de uma super elaboração mental, mas sim daquela que contempla a mente através do entendimento do fato em si, mas que junto a isso contempla o sentimento envolvido na situação. Mas isso parece gerar um incomodo pois as pessoas acreditam que falar de sentimento é algo para as fracas ou frágeis, e isso é um grande engano.
Fomos acostumados a imaginar que qualquer tipo de crítica ou comentário a respeito de nossas características que necessitam de melhoria, dizem respeito a nossa desqualificação. E isso gera uma sensação de ameaça. Então, normalmente atacamos para nos defender ou assumimos a culpa para acabar logo com a conversa.
Meu convite é para que você experimente um novo jeito de lidar com isso ao se sentir incomodado com um comentário ou crítica a seu respeito. Tente ouvir o que está por trás da fala desta pessoa a sua frente, verifique qual necessidade dela não está sendo atendida e ajude-a a perceber. Verifique também qual é a sua necessidade diante deste fato e proponha a essa pessoa um diálogo para construir uma ponte, ou seja, uma estratégia para que ambas as necessidades sejam atendidas e desta maneira vocês consigam alcançar o objetivo de cada um.
Que tal rever os padrões que te conduzem para as discussões e então fazer novas escolhas conhecendo novas ferramentas?