A Geração Z, nascida entre meados da década de 1990 e 2010, é a primeira geração que cresceu com a tecnologia digital e tem características únicas em comparação com as gerações anteriores. Como líder, pode ser que surjam dúvidas de como líder com esse público, então, separei algumas dicas:
- Comunique-se claramente: como todas as gerações, eles valorizam uma comunicação clara e objetiva. Agora, muitos acham que essa geração prefere apenas o texto, mas às vezes, eles também sentem falta da interação social. Então, além de mandar mensagens, chame para um café e converse sobre possíveis dúvidas, perspectivas etc.
- Promova a criatividade e inovação: conhecidos por sua criatividade e inovação, eles valorizam a autonomia e a liberdade para trabalhar em projetos criativos e desafiadores. Como líder, é importante promover a criatividade e inovação, incentivando seus colaboradores a oferecer ideias e soluções criativas.
- Ofereça feedback regular e significativo: essa é uma geração que preza pelo feedback. Eles querem saber como estão se saindo e como podem melhorar. Destaque seus pontos fortes e identifique oportunidades de melhoria.
- Ofereça desenvolvimento de habilidades: a geração Z está sempre procurando maneiras de desenvolver suas habilidades e competências. Eles valorizam a aprendizagem contínua e a oportunidade de crescer em suas carreiras. Pense em treinamentos e maneiras de promover o protagonismo.
- Crie um ambiente inclusivo e diverso: essa geração também valoriza a inclusão e a diversidade, a experiência e oportunidades de novos aprendizados. Pense em ações que possam ampliar isso, como criar mais momentos de trocas entre o time, principalmente se o seu tiver várias gerações.
Essas são algumas dicas que podem ajudar a lidar com os mais novos que estão ingressando no mercado de trabalho. Lembre-se, todo mundo precisou de um começo, inclusive você. Pense no tipo de líder que você gostaria de ter tido no início da sua trajetória e se torne esse para seus liderados.