Negociar e gerir conflitos é um desafio diário que fazemos quase que inconscientemente. E a iniciativa da Revista Gestão RH foi justamente proporcionar aos participantes um momento de reflexão e insights. Na palestra de Negociação e Gestão de Conflitos falamos sobre o mind set do século XXI, como sair do “piloto automático”, como potencializar a comunicação entre muitas outras dicas. Foi um muito estimulante estar com tantas pessoas referência em um dos seguimentos que mais influenciam os profissionais de uma empresa: os gestores de RH.

Fiquei muito honrada em ser chamada mais uma vez para atuar como facilitadora num evento da Travelers. Desta vez meu desafio foi acompanhar a participação de todos os colaboradores durante uma dinâmica de montar uma tirolesa para atravessar um largo rio de verdade. Depois de mais de 3 horas de atividades podemos refletir sobre todos os aprendizados gerados, e foram muitos, desde de como reagimos a pressão, como lidamos com as diferenças, como usamos nossos recursos para viabilizar um projeto desafiado e como gerimos nossas dificuldades por nos depararmos com a nossa falta de habilidade para algum tipo de situação.

Para finalizar todos se emocionaram a parar para se entreolharem e perceberem que fazem parte de um sistema perfeito de diferenças que se complementam.

No dia 14 de setembro finalizamos uma sequencia de treinamentos para o pessoal da Ceagesp com o treinamento de Alta Performance.

Foi na cidade de Tupan e estes treinamentos fazem parte das reuniões estratégicas anuais promovido pela empresa.

Os líderes foram convidados a participar desse treinamento e visualizar tendências e novidades para 2018. Fizeram também uma retrospectiva para analisar o que não deu certo em 2017.

No total foram 140 colaboradores que compartilharam desse momento. A nossa participação foi toda focada para engajar no aumento de performance, o que foi um desafio bem estimulante.

A maior parte dos participantes são pessoas de longos anos de carreira na empresa. Cerca de 20% dos participantes estão na empresa a mais de 30 anos. Os 80% restante esta em torno de 10 a 15 anos de casa. É muito tempo!

Esse tempo todo trabalhando no mesmo lugar, fazendo a mesma coisa durante muito tempo, executando seu trabalho de forma automática, sem inovar, sem pique pra experimentar coisas novas, ritmo low profile, em um nível performático de fazer o "mínimo necessário" é desmotivante. E isso é natural de ocorrer com funcionários de tanto tempo de casa e que não tiveram uma cobrança intensa durante esse período. Essa é a principal brecha para o comodismo e assim estagnar na zona de conforto. Mas agora com uma nova presidência, tudo mudou. As cobranças aumentaram e esses funcionários não sabem como reagir a nova situação. E ai que começa o meu trabalho!

Palestra de Alta Performance | Alle ao Lado

Conscientização foi a chave principal!

O grande desafio foi conscientizar essas pessoas de mudar e performar para a empresa, para o profissional, pessoa, reputação e carreira de cada um.

O resultado final foi que as pessoas ficaram muito agradecidas pelo "cutucão". Não conseguiram visualizar essa nova perspectiva vinda de fora, e nem ver a importância de se desenvolver pessoalmente. Isso despertou interesse de todos os envolvidos a procurar caminhos e formas de como melhorar.

Os recursos utilizados foram palestras, dinâmicas e experimentar o conhecimento.  Começamos falando sobre o performar, qual a relação da performance com o desempenho, o quanto cada um coloca a sua régua na altura que lhe convém, se eu tenho alta performance ou se estou sempre buscando o "mínimo necessário".

O fato de não ter uma cobrança externa muito forte, exige uma auto consciência muito maior de cada um sobre o seu melhor desempenho.

Performance x Comunicação

Além disso tudo, algo que ficou marcado nesse encontro foi a COMUNICAÇÃO.  A importância e o impacto da comunicação em relação a performance. A performance é constantemente prejudicada por pequenos conflitos gerados pela má comunicação.

Palestra de Alta Performance na Ceagesp | Alle ao Lado

As pessoas falam, pedem ou passam o trabalho do seu jeito achando que é obvio o que precisa fazer, mas não é tão obvio assim como as coisas parecem. Um exemplo que utilizamos, foi pedir pra cada um pensar em uma banana. Algumas pessoas imaginaram uma banana slpit, outras um cacho de bananas, outras uma única banana... o óbvio também tem interpretações diferentes quando não é explicado.

Conclusão: O óbvio é só óbvio pra quem pensa naquele óbvio . O óbvio também precisa ser dito.

Veja também:

Treinamento de Alta Performance

5 Dicas para minimizar os conflitos na sua empresa

Como lidar com o conflito de liderança entre gerações

O poder feminino nas empresas

Palestra Motivacional - A força da mulher no mercado de trabalho

Certificado da palestra "A força da mulher no mercado de trabalho"

3 Habilidades Humanas, entendidas como femininas podem fazer a diferença para o sucesso profissional de homens e mulheres.

Estive na Jornada Acadêmica da Universidade de Guarulhos no dia 02/05/17 para falar sobre o poder feminino nas empresas.

Através  da palestra A FORÇA DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO, tivemos a oportunidade de debater sobre o assunto.

Que tal investir sua energia e desenvolver: a escuta, a colaboração e a inteligência emocional.

Vamos focar no nosso melhor e minimizar os conflitos entre gêneros.

Homens e mulheres são seres humanos independente dos velhos paradigmas.

Veja também:

Palestra Mulheres de Negócios - Mairiporã

Dia das Mulheres

Treinamento sobre autenticidade no dia a dia


Treinamento Du Pont - Allessandra Canuto
Qual a melhor maneira de crescer como ser humano? Com certeza é compartilhando conhecimento.

E foi isso que fizemos dia 27/04/17 em mais um encontro promovido com sucesso na DUPONT!

Desta vez as participantes queriam saber mais sobre a influência da autenticidade no dia a dia profissional.

Foi um prazer trabalhar na ampliação da percepção sobre um tema tão novo mas que ainda é visto como gerador de conflitos.

Ser ou não ser autêntico no dia a dia de trabalho, eis a questão!

Veja mais

Treinamento de liderança na VIVARA

Planejando com autenticidade

Treinamento de líderes com foco em Dia das Mães e Dia dos Namorados - VIVARA

Treinamento/Workshop para o desenvolvimento da liderança da VIVARA

No treinamento promovido para o desenvolvimento da liderança dia 28/04/17 trabalhamos juntas na construção das metas de vendas.

Pensa num grupo de profissionais potentes, engajadas, inteligentes e abertas ao novo... essa é a equipe de super gerentes da Vivara.

Com a chegada do Dia das Mães e Dia dos Namorados, foi possível criar campanhas de vendas de sucesso. Com certeza todas as metas definidas terão excelentes resultados!

Foi um momento de empoderamento para sair do piloto automático.

Se conectar com o que nos motiva como status, aprendizado, qualidade de vida, dinheiro, impacto... só pode trazer bons resultados!

Ter objetivo naquilo que fazemos, faz a diferença na energia que colocamos em nossa ação.

Veja também:

Treinamento na Dupont

Palestra Associação Comercial - NO

Conflito de Preguiça

Quem nunca sentiu preguiça e...

...apertou o modo “soneca” na segunda de manhã.

...sentiu aquela vontade de arrumar uma boa desculpa para desmarcar o primeiro compromisso da segunda cedo.

...pensou em arrumar uma boa desculpa para ir embora do trabalho na segunda-feira logo depois do almoço.

São muitos os conflitos que temos com nossa preguiça típica de segunda-feira.

Mas a verdade é que basta a gente começar a se mexer, e colocar nosso corpo em movimento para esse desanimo desaparecer. Xô preguiça! Sai daqui!!

Afinal esta sensação do nosso corpo querendo mais descanso só acontece porque nosso sistema fisiológico está querendo economizar energia... Afinal ninguém avisou a ele que o final de semana acabou, avisou?! Nada mais é que o corpo querendo garantir energias suficientes para chegar bem até o final do dia!

Então uma boa opção seria adicionar a prática de exercícios físicos diariamente para dar uma acelerada no organismo, ir andando ou de bicicleta para o trabalho. Fazer um passeio admirando a vista após o almoço. Ou pode até ser dar uma boa espreguiçada no meio da tarde, esfregar as palmas das mãos uma na outra pra gerar energia, dar uns tapinhas no corpo pra ele se ligar que tá na hora de ficar alerta, bater os pés no chão pra aterrar sua energia com a Terra e voltar da órbita celeste, tomar um cafézinho pra dar uma acordada ou um suco natural energizante.

Funciona pra mim... Te convido pra testar e depois me contar.

Afinal ficar se culpando de não querer fazer nada, não vai resolver a situação.

Essa sensação de desanimo é um modo fisiológico de funcionar para regenerar nosso sistema físico e mental.

Ter preguiça não é um problema, procrastinar que é!

Só não dá pra se entregar sempre, kkkk....

O jeito é não ficar parado e sacudir a poeira! Bora começar?

Veja também:

5 Dicas para um planejamento de sucesso

Formas de experienciar a vida pessoal - parte 2

Como colocar seu plano em ação

Autenticidade, você tem em suas ações?

Autenticidade | Alle ao Lado

Já parou para pensar os motivos que levam pessoas a pautarem sua vida no que os outros poderão pensar? Afinal, é possível sermos verdadeiros no contexto social e profissional? Podemos ser realmente autênticos?

Com todas essas questões em mente, convido a pensar sobre a importância da autenticidade em nosso dia a dia. Autêntico quer dizer ser aquilo que coincide com você mesmo, ser o que é. Essa é a definição de acordo com a etimologia, mas, o senso de urgência da vida moderna parece nos afastar dessa possibilidade aparentemente tão simples ?" sermos o que somos.

Aproveitando a polêmica, lanço esse desafio: será que temos consciência do que estamos realmente fazendo? Grande parte da população deseja ser o que acha que deve ser e não simplesmente o que é de verdade. E você?

Autenticidade, sinceridade e intenção

Analisando situações cotidianas, tracei a complexa relação entre sinceridade e intenção, visando identificar se estamos sendo genuínos ou não. Por exemplo, pense em um momento em que falou a verdade para alguém ou para si. Você tinha boa intenção? Visava crescimento? Se a resposta é sim, você estava coincidindo com seu verdadeiro eu e, consequentemente, viveu um momento de autenticidade.

Agora avalie um caso em que disse a verdade, porém, havia má intenção. Você fala a verdade, no entanto, o propósito é ruim. Quando a proposta é dar um choque de realidade, chamo isso de momento maldade, em que expressamos a verdade buscando um resultado negativo para o outro.

Relembre quando mentiu, mas fez isso com uma "boa intenção". Você não queria magoar, ou achava que não tinha o direito de ser verdadeiro. Então ocorre o momento preguiça, porque ser transparente, muitas vezes, dá trabalho. Por último, considere uma mentira com uma má intenção. Esta é a combinação que culmina no momento maldade ?" e eu prefiro nos poupar de exemplos deste tipo.

Considerando tudo isso, minha hipótese é que ser legítimo é um desafio pessoal e uma escolha constante. Penso que podemos sim ser genuínos, mas com mais facilidade quando nos sentimos seguros. Portanto, fica o desafio de (pelo menos tentar) exercitar a autenticidade em qualquer contexto, pois os maiores beneficiados somos nós mesmos.

Veja mais:

Pare de buscar aprovação

Treinamento de Alta Performance

Pensamentos positivos auxiliam na resolução de problemas

Planejamento de Sucesso, como conquistá-lo?

5 Dicas de Planejamento de Sucesso | Alle ao Lado | Allessandra Canuto

Para alcançar o planejamento de sucesso, o pensamento estratégico é uma das principais chaves para atingir os objetivos traçados para as mais diversas áreas. Não apenas aplicado no ambiente corporativo, um planejamento bem feito também pode impulsionar conquistas nos âmbitos familiar e financeiro. É por isso que um plano pessoal torna-se essencial para o crescimento e realização de sonhos – em todos os sentidos.

Para construir esse “plano de vida”, é necessário praticar uma autoanálise sincera. “A primeira coisa é pensar como você quer que sua vida esteja em 2020 e especificar tudo que deve ser feito impreterivelmente em 2017. Depois, elenque os objetivos mais relevantes, verifique quais competências estão ao seu favor e também o que pode impedir a realização das metas, crie um plano de ação detalhado e use suas habilidades em prol do mesmo. Por fim, liste as ações que podem te atrapalhar e evite-as”, explica a facilitadora e palestrante Allessandra Canuto, da empresa Alle ao Lado.

Confira algumas dicas simples para tirar do papel a sua lista de desejos:

Invista no autoconhecimento

Conhecer-se é uma maneira de diagnosticar o que precisa ser feito para chegar aos seus objetivos. Dedicar tempo e esforço para buscar a sua essência – por meio da leitura, cursos, terapia, diálogos – só trará benefícios. “As pessoas precisam ampliar a percepção a respeito de si, para identificar quais as necessidades que precisam ser atendidas e se sentirem confortáveis com a vida a ponto de poderem ser elas mesmas”, explica a facilitadora.

Olhe para o futuro próximo

Não pense muito a frente. Isso só fará com que perca tempo e energia, além de não trazer resultados palpáveis. Períodos menores, entre três, cinco e dez anos permitem criar o planejamento adequado para o sucesso.

Defina os objetivos

Tenha muito bem delineado qual a sua situação atual, onde quer chegar e quais os passos para efetivamente conquistar as metas traçadas. “A dica principal é encontrar o que se ganha e o que se perde ao conquistar o objetivo idealizado, pois muitas vezes sabotamos nosso plano por não querer perder algo que faz parte da rotina”, comenta a Allessandra Canuto.

Escreva tudo

Escrever todas as etapas do planejamento torna-o fácil e organizado. Ao colocar no papel (ou em uma planilha) os objetivos, prazos e o plano de ação, fica mais simples monitorar seus passos e identificar possíveis oportunidades e riscos. Mas não fique preso: depois de um tempo é aconselhável analisar e monitorar os resultados para possíveis correções.

Não dê um passo maior que a perna

Planos muito elaborados e de difícil execução são praticamente uma passagem direta para o fracasso, gerando frustração. Um bom planejamento é aquele possível de ser implantado dentro da realidade. Porém, caso se decepcione, não pense que tudo está perdido. “A maneira mais rápida de lidar com a frustração é fazer uma análise do que impediu o objetivo de ser realizado, e, posteriormente, verificar foi aprendido”, fala Allessandra Canuto.

 

Veja também:

Como colocar seu plano em ação
Planejando com autenticidade

Palestra de planejamento em vendas

Palestra de planejamento em vendas | Alle ao Lado

Fiquei emocionada com a receptividade e com a reação da plateia da Associação Comercial da Distrital Noroeste.

Falar de comportamento e planejamento em vendas é sempre incrível. Consigo relembrar de várias situações que me trouxeram até aqui.

O encontro foi organizado para comemorar o Dia do Comerciante e a ideia de fechar o encontro com uma dinâmica de Pitch de Vendas foi impressionantemente incrível.

Veja mais:

5 dicas para um planejamento de sucesso

Treinamentos e Palestras

10 dicas para não virar escravo das vendas

arrow-right